(Bonito – MS) Voltado para o empoderamento cultural da população, foi lançado na noite desta terça-feira(24), a décima nona edição do Festival de Inverno de Bonito, trazendo um formato mais democrático e repleto de grandes nomes da música nacional. O encontro aconteceu no Hotel Marruá, em Bonito, com a presença de organizadores e de autoridades, lançando também a 2ª Mostra Gastronômica de Bonito, que volta este ano com 20 restaurantes, fazendas e lanchonetes explorando ingredientes regionais, como os peixes, a guavira e a bocaiuva.
Segundo o secretário de cultura e cidadania, Athayde Nery, desde que o FIB ampliou a discussão junto à comunidade local, passou a ter uma nova concepção. “Manoel de Barros dizia que temos que voar fora da asa e fazer um festival é voar fora da asa, sair da lógica do pessimismo, limitações financeiras e estabelecer critérios de alegria, cultura e aproximação com os membros da sociedade”, destacou Athayde.
Para o prefeito de Bonito, Odilson Arruda Soares, o FIB é mais que relevante para a cidade ao contribuir com a economia e a expansão cultural. “Temos dados de que ano passado recebemos visitantes de 32 Estados brasileiros, gerando mais de 300 milhões de reais de receita para Bonito. Cabe lembrar que o fortalecimento do Festival de Inverno foi indispensável, na medida em que ele consolida a cidade enquanto referência cultural nacional e internacional”, afirmou o prefeito.
Enquanto a arte ocupa os espaços públicos de Bonito, vários sabores sul-mato-grossenses estarão no cardápio com preços acessíveis. “A gastronomia neste festival estará presente como um elemento cultural e também um atrativo para os turistas. Todos os restaurantes participantes darão seus conceitos de comida regional, ingredientes da terra com chefs locais preparando pratos diversos”, informou Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso do Sul), entidade responsável pela Mostra.

Durante o evento, os clientes poderão avaliar os pratos e votar no site www.votebonito.com.br, atribuindo estrelas aos que mais gostarem. O resultado sai no domingo (29). “A ideia é conquistar o turista pelo paladar, queremos que o turista ao provar os pratos sinta vontade de voltar ao Festival de Inverno de Bonito. Os chefs irão revelar o próprio Mato Grosso do Sul, com sua riqueza de temperos, iguarias e sabores”, complementou o secretário Athayde.

Em 2017, na 1ª edição da Mostra Gastronômica de Bonito, quem ganhou foi o restaurante Espaço Jack, que ganhou com a rabada ao vinho tinto com salada de agrião.
Homenagens
Além da extensa programação, o evento em 2018 resgata a memória cultural com homenagens importantes. Este ano, serão três: a dupla Amambai e Amambaí que, apesar de desfeita há sete anos, marcou a história da música de raiz e do chamamé no Estado. O cantor Cecílio da Silva, o Amambaí, faleceu em abril deste ano. Outro homenageado é o grupo teatral Senta Que o Leão é Manso, que se consagrou como um dos mais longevos na história de Mato Grosso do Sul. Também será homenageada a violonista Mayara Amaral, assassinada brutalmente em julho do ano passado, deixando uma história de talento e amor pela música.
Texto: Alexander Onça
Fotos: Eduardo Medeiros
Fotos: Eduardo Medeiros