Homenageados | FIB 2023

A XXII Edição do Festival de Inverno de Bonito homenageia o renomado artista plástico sul-mato-grossense Humberto Augusto Miranda Espíndola. Nascido em 04 de abril de 1943, Humberto Espíndola, além de escritor, artista plástico e cantor, Espíndola teve uma relevante atuação na divulgação da cultura regional criando, em 1974, o Museu de Arte e Cultura Popular, ligado à Universidade Federal de Mato Grosso; foi o primeiro secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso do Sul (1987 a 1990) e organizou, ao lado de Aline Figueiredo, a Primeira Exposição dos Artistas Mato-Grossenses que originou a Associação Mato-Grossense de Arte. Humberto foi, ainda, gestor artístico do Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco) e coordenador de artes plásticas dos primeiros Festivais América do Sul, realizado em Corumbá/MS.

O homenageado foi o precursor da bovinocultura; enredo que descreve a óleo, o boi pantaneiro sobre telas, que integram acervos de museus e coleções no Brasil e no exterior. A bovinocultura saiu de Campo Grande para o Mundo e deu vazão às artes do Estado uno, em um tempo de isolamento do centro-oeste brasileiro. Suas obras ganharam vários prêmios, incluindo o melhor do ano da Associação Paulista de Críticos de Arte, e foram expostas nas bienais internacionais de Paris, Veneza, Medellin, Havana, São Paulo. Sua genialidade pode ser vista nos acervos permanentes no Marco, Museu de Arte Contemporânea da USP, Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.