Festival de Inverno de Bonito vai receber pela primeira vez o encontro com programação recheada de palestras
O “Festival de Inverno de Bonito (FIB)”, além de muita música, dança e teatro, vai proporcionar também momentos de reflexão e debates sobre a cultura regional. Um exemplo é o “II Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul” acontece na sexta (26/08) e sábado (27/08) na Câmara Municipal de Bonito. A programação está recheada de palestras. Na sexta (26/08), a cerimônia de abertura acontece às 8h. Logo após, as palestras serão “A Cultura em Mato Grosso do Sul”, “O Papel do Gestor Público de Cultura”, “Sistema Nacional de Cultura”, “Cerimonial Público e Eventos” e “Conselhos nas Políticas Públicas – Papel, Atribuições e Competências”. No sábado (27/08), com início às 8h, haverá as palestras “Fundo de Investimentos Culturais (FIC)”, “Elaboração de Projetos Culturais”, “Regulação de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos – Experiência da Cultura Transformadora em MS” e “Cidadania e Cultura”.
Haverá ainda espaço para depoimentos, planejamento para o próximo Fórum, além da entrega de certificados. Para o Secretário de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC), Eduardo Romero, o Fórum é um momento de extrema importância tanto para o Festival, como para o Estado, pois fortalece o cenário cultural nos municípios sul-mato-grossenses. “Os gestores culturais tomam as decisões de políticas públicas fundamentais para viabilizar os recursos tanto para a classe artística, quanto para a sociedade de forma geral. Então, o festival reunir estas pessoas para trocar experiências fortalece e favorece para que as ações sejam mais eficientes em seus municípios”, afirma Romero.

O gestor cultural e músico Pedro Ortale
O gestor cultural e músico Pedro Ortale vai realizar uma palestra especificamente sobre o Sistema Nacional de Cultura. “O Fórum estar presente na programação do festival de Bonito representa uma ótima oportunidade de acesso para gestores de vários municípios do Estado a uma programação que reunirá uma notável diversidade de expressões artísticas e manifestações da cultura local. Serão momentos de muita fruição e reflexão sobre políticas públicas culturais para Mato Grosso do Sul”, frisa Pedro.
Em sua exposição, ele irá compartilhar as questões que envolvem o Sistema Nacional de Cultura. “A palestra compreende um breve histórico sobre o processo de institucionalização desde início dos anos 2000, os principais marcos conceituais e legais e a estrutura do SNC nos âmbitos federal, estadual e municipal. Será abordada também a perspectiva de fortalecimento e institucionalização dos sistemas municipais de cultura diante do cenário atual”, garante Pedro.
De acordo com Zito Ferrari, um dos organizadores do Fórum e diretor-geral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o objetivo é reunir os gestores municipais para discutir o Sistema Nacional de Cultura. Boa parte dos gestores tem muitas dúvidas sobre a própria gestão cultural, com isso, foi pensado em como podemos conversar sobre o papel de cada um e no que pode ser feito”, enfatiza. “Queremos entender, debater e avaliar o cenário cultural no Estado de MS”, afirma Zito. “Alguns gestores nunca tiveram a chance de participar de um festival. Então vamos trazê-los para o FIB para que eles tenham esta experiência e entendam como funcionam estes eventos”, conclui Zito.

Zito Ferrari, diretor-geral da FCMS e um dos palestrantes do Fórum
PROGRAMAÇÃO
SEXTA (26/08)
8h
II FÓRUM DE GESTORES E DIRIGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
Local: Câmara Municipal de Bonito
9h45 – ZITO FERRARI (MS) – A Cultura em Mato Grosso do Sul
10h45 – BALDINIR BEZERRA DA SILVA (MS) – O Papel do Gestor Público de Cultura
11h30 – PEDRO ORTALE (MS) – Sistema Nacional de Cultura
14h30 – ATHAYDE ALVES (MS) – Cerimonial Público e Eventos
15h30 – ANTÔNIO JOSÉ ÂNGELO MOTTI/Escola Gov (MS) – Conselhos nas Políticas Públicas – Papel, Atribuições e Competências
SÁBADO (27/08)
8h
II FÓRUM DE GESTORES E DIRIGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
Local: Câmara Municipal de Bonito
8h30 – SOLIMAR ALMEIDA (MS) – Fundo de Investimentos Culturais (FIC)
9h15 – ANDRÉA FREIRE (MS) – Elaboração de Projetos Culturais
14h – ANA PAULA OSTAPENKO (MS) – Comunicação e Marketing para Eventos Culturais
14h30 – IARA MARCHIORETTO/AGEMS (MS) – Regulação de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos – Experiência da Cultura Transformadora em MS
15h – EDUARDO ROMERO – Cidadania e Cultura
ASSESSORIA DE IMPRENSA FIB