O palco destinado a cantores e bandas locais, no Festival de Inverno de Bonito 2023, se enche com a temática do coletivo “Respirando, Música Liberta” que leva um sopro de liberdade em forma de canção para as pessoas, onde cada acorde é uma trilha, no meio da praça da liberdade.
Hanna Lopes, cantora e compositora, há dez anos compartilha arte com o mundo e sabe que cantar no Festival traz mais visibilidade para o seu trabalho. Na voz e violão, ela canta sobre representatividade feminina e resistência de mulheres acompanhada do baixista Márcio Ximenes e do percussionista Marcos Oliveira.
“Poder me apresentar é uma grande oportunidade de trazer essa luta e a minha cara para o festival. As músicas que canto são: Rita Lee; algumas músicas da Bia Ferreira, uma cantora negra da resistência; e a Ellen Oléria, que acho que foi uma das primeiras ganhadoras do The Voice Brasil, uma mulher negra também. Eu gosto bastante de trazer esse sons femininos”, enfatiza.

Ao por do sol, na Praça da Liberdade, Álvaro Cavalheiro representa o Rock brasileiro (Créditos: Bruno Rezende/Ascom FIB 2023)
A banda Maraumar também mostrou o que é verdadeiramente ser livre com as músicas cantadas por Álvaro Cavalheiro, Márcio Ximenes e Marcos Oliveira, em um repertório repleto de Nando Reis, Legião Urbana, Ira! e Capital Inicial.
Para o vocalista da banda Maraumar, Álvaro Cavalheiro, 42 anos, músico há 22 anos, a liberdade é poder viver de música. “Liberdade é poder levantar a hora que você quiser, ganhar o seu dinheiro como você bem entender, como você se preparou para tal e no fim do dia poder dar um mergulho no Rio Formoso”, frisa.
Maraumar já participou do “Canta Bonito” e de outras edições do Festival de Inverno de Bonito 2023. Ambos os shows estavam cheios de crianças que estavam voltando da escola.
Luiz Otávio Batista, de Campo Grande, tem 33 anos, Designer gráfico, fala que sempre veio para o Festival de Inverno de Bonito, desde os 20 anos. Este ano, veio acompanhado de suas duas filhas, de um e dois anos, e a esposa Aline de Assis, curte as apresentações.
“Estamos transmitindo a cultura de festival para a próxima geração, mostrando que o festival não é só para curtição, é pra família também. Estou hoje com a minha esposa e minhas filhas e a gente tá vindo todos os dias e está sendo maravilhoso, as crianças estão gostando muito”, ressalta.

Família aproveita show e passa tradição de festival para a nova geração (Créditos: Bruno Rezende/Ascom FIB 2023)
Confira as fotos:https://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br/show-espaco-cultural-hanna-lopes-e-a-banda-maraumar/
Bel Manvailer, Ascom FIB 2023
Fotos: Bruno Rezende