A gastronomia há tempos está ligada às manifestações culturais. Certos ingredientes e especiarias traduzem a identidade de diferentes povos e regiões. O 20º Festival de Inverno de Bonito combinou a culinária com a cultura sul-mato-grossense na preparação de pratos que trazem elementos regionais e que estão sendo apresentados no Espaço Gastronômico montado na Praça da Liberdade.
A primeira experiência gastronômica compartilhada na Cozinha Show do FIB foi a receita de “Ceviche com Especiaria de Guavira”, um fruto do cerrado facilmente encontrado nos campos de Mato Grosso do Sul.
A Chef Ericka Coelho, de Bonito, ensinou o público a preparar um prato tipicamente peruano, combinado com temperos regionais. O resultado foi uma explosão de sabores refrescantes que agradou os mais diferentes paladares.

Ceviche de Melancia fez sucesso no Cozinha Show
“Foi muito interessante poder ensinar uma receita que leva ingredientes fáceis de serem encontrados e combinados com a especiaria de guavira, que é um fruto muito característico da nossa região. É uma forma de valorizar os nossos ingredientes e oferecer um prato saudável e delicioso”, afirmou Ericka, que é especializada em culinária vegana e vegetariana.
Duas outras receitas foram apresentadas no primeiro dia de cozinha show do Festival de Inverno de Bonito.
O Chef Adriano Torres, do Senac de Campo Grande, ensinou a preparar “Jacaré a Passarinho com maionese de Limão Rosa” e “Cupim Soleado Grelhado com Mandioca de Manteiga e Vinagrete Verde”. Todos os pratos levam ingredientes regionais no preparo.
Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul), entidade parceira do festival, disse que a gastronomia é considerada uma arte, assim como a música, teatro e a dança, e estar em um evento como o FIB é popularizar mais essa expressão artística.
“O Festival de Inverno valoriza a regionalidade dos ingredientes e o talento dos chefs de Mato Grosso do Sul. Estamos muito orgulhosos em poder participar desse evento e apresentar para o público o que há de melhor na nossa gastronomia”, disse Juliano.
Veja as receitas:
Parfait de Guavira com Crocante de Banana da Terra e Coulis de Jabuticaba
Cupim Grelhado com Mandioca e Vinagrete Verde
Dadinho de Pintado com Farofa de Pilão e dips de Melado com Hortelã
Iscas de Jacaré com Maionese de Limão Cravo
Ceviche Vegano de Melancia com especiaria de Guavira
Reportagem: Eliane Nobre
Foto: Fernando Antunes