Bonito (MS) – Espaço turístico conhecido na cidade de Bonito, o Balneário Municipal recebeu no início da tarde desta terça-feira (26) o músico sul-mato-grossense Xiru Gaiteiro para a continuidade das atividades do XX Festival de Inverno de Bonito. Acompanhado de sua banda e convidados o artista embalou o público presente com composições típicas de Mato Grosso do Sul.
Xiru, como é conhecido desde início de seu trabalho em Amambai, levou canções clássicas da polca paraguaia e chamamé. Segundo o sanfoneiro, seu trabalho é fundamentado no resgate de ritmos que construíram a identidade do sul-mato-grossense. “Fui criado numa fronteira, com a música raiz, para mim é um orgulho poder levar para o palco essas músicas”, disse.

Xiru Gaiteiro animou o Balneário Municipal
Em sua segunda participação do Festival de Inverno de Bonito, Xiru trouxe em seu repertório, entre tantos artistas representativos da canção fronteiriça, uma homenagem ao “Rei do Chamamé”, Dino Rocha, que em fevereiro deste ano faleceu. Para manter a memória de Dino Rocha viva, a quem chama de “mestre”, Xiru tocou a canção “Gaivota Pantaneira”, uma das principais composições do rei do chamamé.
Tem mais música no Balneário Municipal
A programação no Balneário Municipal de Bonito segue com a cantora Márcia Cordeiro e convidados, como a cantora Izabelê Sovernigo e o saxofonista Fábio Falcão. Também o campo-grandense radicado em Fortaleza (CE) Matu Miranda se apresenta no espaço. Cantor, violonista e compositor ele tem seu estilo musical influenciado por estilos como jazz, música brasileira, soul music e pop. Caio Nascimento (teclado), Junior Mator (sax e flauta) e Adriel Santos (bateria) são convidados de Matu.
Reportagem: Daniel Campos
Fotos: Daniel Reino